Translate

quarta-feira, 19 de março de 2014

Prefeitura lança projeto de incentivo à leitura nas escolas da rede municipal

Incentivar o hábito da leitura.  Este é o principal objetivo do programa “Maluquinho por leitura”, lançado nesta segunda-feira, no teatro Raul Cortez, pela prefeitura de Duque de Caxias. O programa contará com 308 dinamizadores que irão atuar em todas as unidades da rede municipal de ensino. O projeto homenageia o escritor e cartunista Ziraldo que participou da solenidade com o prefeito Alexandre Cardoso.

Alunos e professores lotaram o teatro Raul Cortez   durante o lançamento do projeto da secrertaria da Educação

Dividido em três etapas, sendo a primeira com início em abril e término no mês de junho, serão trabalhados com os alunos as obras dos escritores Ruth Rocha, Luís Fernando Veríssimo, José Roberto Toureiro, Elias José, Luíza Massarani e Marcus Abrueiro.  Entre agosto e setembro serão abordadas os livros de Ziraldo, Dorival Caymmi, Monteiro Lobato, Portinari e Shakespeare.  A última etapa fará uma viagem ao mundo da charge, histórias em quadrinhos, cartuns destacando além de Ziraldo, Millor Fernandes e Eva Funari.

IMG 6120


Segundo o prefeito Alexandre Cardoso, o projeto visa incentivar as crianças a lerem mais. “Lendo elas podem conhecer as entrelinhas, o significado dos textos. Queremos que o aluno mais velho ajude o mais novo a ler. Meu desejo é que este programa envolva não só alunos e professores, mas toda comunidade”, destacou.

O prefeito Alexanrdre Cardoso com o cartunista Ziraldo e o vice-prefeito Laury Villar no laçamento do projeto  Maluquinhos por leitura

Falando para um teatro lotado de alunos, professores e diretores das escolas da rede de educação de Caxias, Ziraldo ressaltou a vontade do prefeito em investir em um projeto de leitura. “Recebi muitas propostas de implantação de programas incentivando a leitura, mas todos não andaram. Em Caxias existe a vontade política por parte do prefeito Alexandre Cardoso de investir na leitura. Sem leitura não tem educação. Espero que este programa se transforme em referência para todo o país”, disse o escritor.

IMG 6129

Participaram da solenidade de lançamento do programa a primeira dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, o vice- prefeito Laury Villar, os secretários Jesus Chediak (Cultura e Turismo), Marluce Gomes (Educação).
IMG 6038Para a professora e escritora Cristina Silveira, o programa Maluquinhos por leitura vem reforçar um trabalho que é feito em toda a rede. “Como pesquisadora da obra de Ziraldo (é autora dos livros Ziraldo na sala de aula e A turma do Pererê vai à escola) achei importante homenageá-lo, até porque ele é conhecido internacionalmente, tem uma obra vasta e de fácil leitura, além de envolver as pessoas”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário